quinta-feira, 19 de novembro de 2015

DPE lançará projeto de defesa de mulheres, LGBTs e profissionais do sexo em situação de rua

 
imagem
 
A rua tem cor, e a cor é negra. Segundo pesquisa do Movimento Nacional de População de Rua, das cerca de 4.000 pessoas em situação de rua em Salvador, a maioria é negra. Além do cenário de constante violência às pessoas que estão nas ruas - independente do gênero -, mulheres, LGBTs e profissionais do sexo representam o grupo com maior vulnerabilidade. São os invisíveis.
No Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, 20 de novembro, a Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA lançará o projeto Diversidade na Rua, que atuará na proteção e defesa dos direitos de mulheres, LGBTs e profissionais do sexo que estejam em situação de rua. O projeto inclui ainda a criação do Observatório Diversidade Pop Rua - grupo de pesquisa permanente, vinculado à Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia e à Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, com a função de coletar, analisar e divulgar dados públicos não sigilosos obtidos pela Equipe Pop Rua, relacionados principalmente às formas de violência de gênero sofrida pela população em situação de rua e o perfil dos agressores.
De acordo com a subcoordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, Eva Rodrigues, o objetivo do Diversidade na Rua será a promoção, defesa e difusão dos direitos humanos desses segmentos da população em situação de rua. A partir dos relatórios desenvolvidos no observatório serão promovidos diálogos através de reuniões e encontros com assistidos, comunidade acadêmica, movimentos sociais, redes de atenção e os serviços que trabalhem com a temática. Também será criado o Grupo de Pesquisa Diversidade na Rua, vinculado à ESDEP e às Instituições de Ensino Superior parceiras.
O lançamento do projeto acontecerá nesta sexta-feira, 20, a partir das 14h, na Escola Superior da Defensoria Pública, Canela. Na programação estão incluídas palestras com a representante do Movimento Nacional de População de Rua, Maria Lúcia Pereira; com a fundadora da Rede Desabafo Social, Monique Evelle, e com a coordenadora da Equipe Pop Rua da DPE, Fabiana Miranda.
A apresentação do jornalista e deputado federal, Jean Wyllys, que falará sobre Diversidade, a partir das 16h, encerrará o evento. O encontro inclui ainda as apresentações da Banda Feminária, numa performance "Somos Todas Cláudia" e da Osquestra Sinfônica da Bahia - OSBA.
O Diversidade na Rua conta com as parcerias do Bacharelado Interdisciplinar de Diversidade e Gênero da Ufba; Movimento de População de Rua; Desabafo Social e Unifacs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário